27 julho, 2008

Uvas brancas viníferas



Chardonnay – a rainha das uvas brancas, na Borgonha, a sua terra natal, produz os mais finos vinhos brancos do mundo, como o Montrachet, o Mersault, o Poully-Fuissé, e também o Chablis. Na Champagne, é a Chardonnay a base do famoso espumante que leva o nome da região, feito na maior parte das vezes com corte das uvas Pinot Noir e Pinot Meunier.

Sauvignon Blanc – parece ter as suas origens em Bordeaux. Combinada com outras uvas está presente nos brancos em toda a região de Bordeaux, em Pessac-Léognan, Graves e Médoc; aparece também nos Sauternes.

Riesling – conhecida também como Riesling Renana, está sujeita ao ataque do fungo Botrytis cinerea que produz a "podridão nobre", ela pode resultar em vinhos ricos e doces. Os vinhos feitos com ela também têm o potencial de envelhecimento longo.

Chenin Blanc - é nativa de Pineau de la Loire, na África do Sul é conhecida como Steen.

Gewürztraminer - A melhor Gewürztraminer é a produzida na Alsácia, França, seguida da região de Pfalz, na Alemanha.

Sémillon - Com o corte da Sauvignon Blanc, é a base dos Sauternes e da maioria dos grandes vinhos secos de Graves e Pessac-Léognan. É suscetível ao ataque da Botrytis cinerea, sendo usado na produção de vinhos doces.

Fonte: Arquivos da La Piave FAINORS Federação Vêneta /
Associação Trevisani nel Mondo Erechim

Nenhum comentário: