27 julho, 2008

Uvas tintas viníferas




Cabernet Sauvignon – é a rainha das uvas tintas. Na região de Bordeaux é mesclada com Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot. Em outras regiões é usado puro na confecção de vinhos finos.

Merlot - usada principalmente para corte nos grandes vinhos de Bordeaux, ela também faz carreira solo. Em St.-Émilion e Pomerol produz vinhos notáveis, sendo o mais famoso o Château Petrus, feito quase exclusivamente com Merlot.

Pinot Noir – é considerada a grande uva da Borgonha, atingem a maturidade em 8 a 10 anos.

Syrah (Shiraz) - Uva tinta que envelhece até por meio século, É encontrada tanto nos vinhos das regiões de Hermitage e Côte-Rôtie e Crozes-Hermitage, na França (Syrah), como na produção do Penfolds Grange, na Austrália. No sul da França é usada nos cortes do Châteauneuf-du-Pape e do Languedoc-Roussillon.

Grenache – no sul da França, região do Rhône, é a principal uva que entra na composição do Châteauneuf-du-Pape e dos Côtes du Rhône. Sozinha, é responsável pelos rosés de Tavel e Lirac, também usada no vinho de sobremesa tinto Banyuls. Na Espanha é conhecida como Garnacha Tinta, especialmente cultivada em Rioja e Priorato. Existe tamvém a Grenache Blanc, conhecida na Espanha como Garnacha Blanca, que é engarrafada no Sul do Rhône.

Nebbiolo - é nativa do Piemonte, noroeste da Itália onde é conhecida como Spanna, Inferno e Grumello, responsável pelos seus mais finos e longevos vinhos piemonteses como o Barolo e o Barbaresco.

Sangiovese – é cultivada em quase toda a região central da Itália, especialmente na Toscana, onde é a única uva que entra na produção do Brunello de Montalcino, além de ser a base dos Chianti e Vino Nobile di Montepulciano, em mistura com outras uvas, tais como a Canaiolo e a Mamolo. A Sangiovese, associada com a Cabernet Sauvignon, é responsável pela grande maioria dos chmados vinhos supertoscanos.

Aglianico - Essa uva é importante para a produção dos vinhos Italianos das regiões da Campania e da Basilicata.

Baga - é a principal uva da região portuguesa da Bairrada, com características de produzir vinhos bastante adstringentes, mas também vinhos refinados e ricos em aroma e sabor.

Barbera - é considerada como a mais popular das uvas da região do Piemonte, situado ao noroeste da Itália e ao lado da Sangiovese, a variedade mais cultivada do país.

Bonarda - também chamada de Bonarda Piemontese, pode produzir vinhos leves, frutados que devem ser bebidos ainda jovens.

Carignan - chamada também de Cariñena ou Mazuelo, é originária do norte da Espanha, sendo uma das espécies mais cultivadas na França. Geralmente misturada com a Grenache e a Cinsault, produz vinhos comuns, de mesa, com coloração escura e com forte teor alcoólico.

Carmenère – originária da região de Bordeaux, hoje é uma uva praticamente cultivada apenas no Chile onde produz vinhos de excelente qualidade.

Cinsault - conhecida como Espagne, Hermitage ou Málaga, esta variedade é encontrada principalmente na região de Languedoc-Roussilon, na França, sendo associada à Grenache e à Carignan. Na região do Rhone, a mesma uva produz vinhos concentrados e aromáticos. No Líbano, é responsável pela produção do famosoo Château Musar.

Dolcetto - A dolcetto é uma variedade originária da Itália, região do Piemonte, é envelhecida em barris de carvalho, resultando em vinhos ricos e complexos.

Gamay - produz vinhos frutados de boa qualidade. É utilizada para a produção do famoso Beaujolais, um vinho muito leve, produzido na região da Borgonha, e que deve ser bebido bem jovem. Os rótulos mais conhecidos são de Beaujolais Noveau, este lançados todo mês novembro, mas há também os rótulos de maior qualidade, com boa capacidade de envelhecimento, chamados de Cru Beaujolais.

Lambrusco - é uma uva tinta cultivada em toda a Itália, especialmente na região da Emilia-Romagna. Há mais de sessenta sub-variedades conhecidas. Apesar de também produzir bons vinhos de denominação de origem, é mais conhecida no Brasil pelos vinhos frisantes, semi-doces e de baixo teor alcoólico, que devem ser bebidos jovens.

Malbec - originária da região de Bordeaux, onde é muito tânica, usada somente misturada a outras cepas, esta uva se tornou a grande especialidade da Argentina, onde é menos tânica e usada sozinha na produção de vinhos de excelente qualidade.
Montepulciano – é cultivada por toda Itália, com maior destaque na região central, é caracterizada por produzir vinhos mais rústicos e é muito usada associada à variedade Sangiovese. Não deve ser confundida com a cidade da região da Toscana de mesmo nome, que produz o famoso Vino Nobil di Montepulciano, que, aliás, é feito com a Sangiovese.

Mourvèdre - conhecida como Monastrell ou Mataro, é uma variedade típica do Sul da França, muito cultivada na Espanha. Geralmente é misturada com o Shyrah, Grenache e Cinsault. Ajuda a dar cor e estrutura ao vinho. Bastante utilizada nos vinhos da Provence, França e da Rioja e Penedès, Espanha.

Nero d'Avola - Cepa típica da região de Sícilia, no Sul da Itália.

Periquita - conhecida também como Castelão Português ou Castelão Francês, é uma variedade plantada no sul de Portugal.

Petit Verdot - variedade típica da região de Bordeaux, na França.

Pinotage - uva criada na África do Sul, surgiu em 1920 do cruzamento entre a Pinot Noir e a Cinsaut.

Tannat - conhecida como Mandiran, essa variedade é uma especialidade da França e do Uruguai.

Tempranillo - conhecida como Tinto Fino, Cencibel e Roriz Aragonês, é considerada a mais importante uva de qualidade da Espanha, sendo cultivada nas regiões de Rioja e Ribeira del Duero. É geralmente misturada a Garnache e Mazuelo na produção dos vinhos.

Touriga Nacional - uva autócne superior, presente em vinhos portugueses, usada na receita do vinho do Porto, mas também é uma uva que produz bons varietais.
Touriga Francesa - mais leve que a Touriga Nacional, também é parte da composição do vinho do Porto.

Zinfandel - variedade característica dos vinhos norte-americanos, apesar de originalmente ser produzida no sul da Itália, onde recebe o nome de Primitivo.



Fonte: La Piave FAINORS Federação Vêneta

Nenhum comentário: