05 junho, 2011

Escolhendo um Vinho


Examine a garrafa, o nível do líquido e as condições da rolha. Se sob a luz amarelão vinho branco estiver muito amarelado, e o tinto muito acastanhado, revela oxidação (características alteradas pelo contato do líquido com o ar) dos líquidos.

Guarde a garrafa em lugar escuro, arejado e de temperatura estável, ou uma adega. Ponha a garrafa deitada para evitar o ressecamento da rolha.

Guardar os brancos na parte inferior e os tintos na parte superior, posto que resistem melhor as temperaturas mais altas.

Compre apenas uma garrafa do vinho que ainda não conhece, se aprová-lo, compre mais.

Para reduzir a chance de comprar vinho oxidado, escolha locais com boa rotatividade de estoque. Prefira o setor de bebidas de grandes supermercados, lojas especializadas ou importadoras, mas para preços mais acessíveis e qualidade garantida, procure as vinículas.

Não se impressione com preços e rótulos: para os brasileiros atente para a palavra reserva, os franceses têm a sigla AOC (appellation d origine controlée), nos italianos DOC / DOCG (denominazione di origine controllata / e garantita). Não compre vinhos de mesa franceses, pois são ruins.

Harmonize a bebida com a comida: pratos delicados pedem vinhos leves / frutados, molhos elaborados, vinhos mais encorpados. Comidas agridoces, vinhos menos secos, frutos do mar, espumantes secos.

Nos contra-rótulos das garrafas há sugestão de pratos e características dos vinhos.

Alguns tipos de harmonizações: comida italiana com vinhos Chianti, parrillada argentina para tinto Malbec, queijos salgados (roquefort, gorgonzola) para vinhos doces tipo Late Harvest, Ementhal com Sauvingnon blanc, para os portugueses, bacalhau.

A condição de um vinho pode ser, muitas vezes, avaliada pela garrafa, sem nem mesmo precisar abri-la.

Pela cor: coloque o gargalo contra uma fonte luminosa (luz natural, lâmpada de filamento ou chama de vela).

Para os tintos:
Tons violáceos = vinho robusto e jovem
Vermelho intenso = vinhos jovem, leve
Reflexos alaranjados = vinho maduro, pronto para beber
Tijolo ou marrom escuro = vinho prejudicado

Para os brancos (em garrafas brancas):

Verde água = jovem, refrescante, leve
Verde = refrescante
Amarelo esverdeado = frutado, envelhecido em madeira
Cor dourada = doce, rico (se for um Sauternes) ou oxidado (se for um branco seco)
Marrom = oxidado, prejudicado

Nível baixo
Também indica anormalidade. Ao comprar vinhos avulsos, escolha os com maior nível de líquido

Rolhas dilatadas ou soltas

Comprima ligeiramente o polegar sobre a cápsula que protege a rolha. Se a rolha estiver dilatada, o vinho foi guardado em local muito quente e pode ter envelhecido antes do tempo. Se a rolha estiver solta, o vinho provavelmente está oxidado.

Nenhum comentário: